Como identificar os aromas de um vinho

roda de aromas vinhos aroma wheel

Uma das maneiras mais utilizadas para facilitar a identificação dos aromas de um vinho tinto, rosé ou branco é a classificação inicial do aroma por família (frutas, flores, picante, vegetal, madeira etc) para depois ir detalhando a caracterização até chegar ao aroma em si (cereja, flor de laranjeira, mentol, grama cortada, defumado etc). 

O método mais prático para ajudar a fazer essa caracterização é a roda de aromas (aroma wheel) da química americana Ann Noble. Ele é conhecido por conter todas as categorias e componentes aromáticos dos vinhos. A terminologia dele é padronizada e usada por profissionais e amadores. Ele não contém termos para descrever a textura na boca, e esse assunto é tratado em uma outra roda, a mouthfeel wheel. Uma outra roda também foi criada para descrever os aromas do vinho espumante.

A roda de aromas (aroma wheel) em inglês está disponível na internet com facilidade, mas traduzi ela para português para vocês.

A figura da roda de aromas em português mostrada abaixo é de propriedade do All We Need is Food e não pode ser reproduzida em outros sites. Se você quiser reproduzir este post inteiro no seu blog ou site, faça-o linkando o post por completo.

Dê um duplo clique nA imagem para visuazá-la maior e com mais qualidade:

aroma wheel em portugues propriedade do allweneedisfood.com

7 respostas em “Como identificar os aromas de um vinho

    • Oi Isabela,
      Gosto de todos os vinhos que harmonizem bem com a comida e que sejam bem equilibrados. Mas se eu for beber o vinho sozinho, prefiro os tintos marcantes, frutados ou terrosos e também os aromáticos e terrosos. Se for vinho branco, só não gosto muito dos muito secos. Gosto até dos bem docinhos, como o vinho do Porto branco.
      E você?
      Bjs

  1. Muito prático hehhe, vou usar! Eu dei para o Adriano um Diário de Vinhos, para ele catalogar os vinhos mais legais que tomamos …..normalmente fazemos as análises juntos, é mais divertido pela atividade em si do que ter a descrição correta rsrsrs, esse diagrama será um super guia! Bjs

    • Que legal a idéia desse diário, Karina! Você já ouviu falar do aplicativo de celular Vivino? Ele funciona como um diário também, você tira a foto do rótulo e anota o que quiser ali. O que me acontece frequentemente é que eu esqueço de tirar a foto do rótulo, daí o seu diário fica mais prático.
      Bjs

Comente aqui: